TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Teorias...

Passei a semana refletindo sobre a atividade 3 do Proa 6 e coloquei minhas considerações lá mas parece que ainda não estou firme em minha proposta. Estou preocupada porque não estou conseguindo "me encontrar". Vejam: o projeto de aprendizagem deve partir do interesse do aluno, certo? E a linha que seguirei em minha monografia é a construtivista porém posso optar pela teoria que desejar pesquisar, não posso? Enquanto pesquisadora deverei orientar/ observar o desenvolvimento do projeto de aprendizagem que o professor parceiro irá desenvolver com seus alunos e relatar minhas percepções. Estas observações deverão ser relatadas em meu trabalho de conlusão de curso baseado na teoria que em breve será definida. O que está me deixando um pouco confusa é o fato de não conseguir associar a teoria de Piaget com a pesquisa que gostaria de desenvolver. Pelo menos pra mim isto não está ficando claro. Gostaria de enfatizar em minhas pesquisas o desenvolvimento da escrita e a forma que as comunidades virtuais podem contribuir para esse processo. Será que estou viajando? Estou fugindo da proposta do curso? Como fiquei insegura pensei também em Emilia Ferrero - Processo de construção da escrita. Estou estudando um pouco mais sobre ela e tentando verificar que conceitos podem ser abordados nessa teoria. Por enquanto estou só nas leituras e reflexões.

terça-feira, setembro 26, 2006

Compartilhando...

Esses dias em uma de minhas voltas sem destino pela Web encontrei com o professor Paulo Slomp no Youtube e visitei alguns vídeos sobre Piaget, postados por ele. Como estamos discutindo sobre o método clínico de Piaget no PROA 03 achei interessante compartilhar alguns deles com vocês. Acredito que eles podem auxiliar na compreensão do assunto e nos remeter a muitas reflexões e análises do comportamento das crianças de acordo com sua faixa etária. Seguem dois que achei bastante interessante e o link de outros que também, valem a pena ser assistidos.




Aqui, a criança vai em busca do objeto onde este foi escondido pela primeira vez.



Neste vídeo a criança afirma que o frasco mais comprido possui maior quantidade de água.

Mais vídeos:
http://www.youtube.com/results?search_query=piaget

domingo, setembro 24, 2006

Que maré!


Hoje fiz algumas visitas nos blogs dos colegas, coisa que não fazia a um bom tempo e uma coisa que percebi é que o blog além de estar sendo utilizado para o registro de aprendizado, reflexões, percepções também, não é raro perceber, a postagem de justificativas. Como não sou diferente :-) gostaria de justificar a minha ausência na última semana mesmo sabendo que em um curso a distância ela será desconsiderada. Na última semana estive em Curitiba na semana de Imersão dos GTs - Produção de Material Didático, até tentei me manter por dentro das atividades e participar dos fóruns mas, foi impossível. E pra ajudar, depois de uma gripe forte peguei uma virose chamada Rota Vírus (comum aqui no Paraná), só quero cama :-S
Esta semana o bicho vai pegar... Terei que correr atrás das atividades atrasadas, leitura do fórum e dos textos, isso sem falar no trabalho! O mês de outubro promete...:-) O jeito é ser boazinha e tomar o chazinho da mamãe pra sarar logo e recuperar minhas forças... Vou precisar muito delas!

quinta-feira, setembro 14, 2006

Refletindo...

Reflexão 01:

Estes dias, ao participar do Fórum do PROA 03 e discutir com colegas do meu trabalho fiquei pensando em como a comunicação escrita e visual são importantes na Educação a Distância. Através delas o autor apresenta sua maneira de pensar, de se expressar, de interagir e, através das imagens, das cores, do layout que escolhe para os ambientes é possível, de certa forma, estabelecer o perfil do autor. Além disso, a comunicação escrita mais do que a oral, exige maior dedicação. O leitor não poderá visualizar a expressão facial do esritor, de contentamento ou descontentamento, assim é importante ser detalhista, escrever com cautela e fazer uso de uma linguagem agradável, objetiva e clara, no entanto, o autor não deve se preocupar se em algum momento uma palavra mal colocada gere dupla ou tripla interpretação por mais que se seja cauteloso é possível que isso aconteça pois, a comunicação escrita apesar de muito rica é, de certa forma, limitada...

Reflexão 02:

Foi-nos solicitado a leitura do texto: Diferenças e similaridade entre Projetos de Aprendizagem e Projetos de Pesquisa e a apresentação de nossas considerações em nossa página no Wiki. Dentre as diferenças o que mais me chamou a atenção foram os papéis que o aluno e o professor exercem em ambos. Nos Projetos de Aprendizagem o aluno é o agente, é ele quem escolhe o assunto que pesquisará e, no Projeto de Pesquisa o aluno é o sujeito e somente eventualmente pode auxiliar o professor na pesquisa. Já em relação ao papel do professor, nos Projetos de Aprendizagem eles atuam como orientadores instigando o aluno a ir em busca de novas descobertas e nos Projetos de Pesquisa o professor deverá estar atento, curioso, indo em busca das respostas e esclarecimentos de seus questionamentos.

Fonte: http://metodologia.pbwiki.com/f/PPePA.pdf

terça-feira, setembro 12, 2006

Tentando colocar a casa (virtual) em ordem!


Depois de um feriado prolongado e uma gripe que me visitou sem ser convidada :-( a qual me impossibilitou de estudar da maneira com que havia planejado, cá estou eu para relatar o que foi feito e os planos para a semana! Na semana que passou concluímos a segunda versão do mapa conceitual, restando-nos, somente, entrarmos em um consenso quanto a sua formatação. Esta, também merece uma atenção especial já que a sua disposição/formatação pode favorecer ou não no entendimento do conceito apresentado através do mapa.
Também, iniciei as leituras do PROA 06 - Metodologia da Pesquisa e tentei organizar a página onde postarei as atividades solicitadas pelos nossos professores. Logo volto para compartilhar com todos (as) minhas reflexões pois por enquanto estou só tentando me organizar e verificando as atividades que precisamos fazer.
A propósito! Parece que o Eproinfo está com problemas... Ou será que é só comigo? Não consigo acessar alguns dos recursos, todas as vezes que tento entrar sou direcionada a tela principal e me é solicitado novamente o login, no entanto, não abre.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Analisando o mapa

Quando nos foi solicitada a atividade de reformulação do primeiro mapa conceitual e discussões no espaço comments pensei, sinceramente, que não conseguiríamos articular nossas idéias. A comunicação escrita limita as discussões e as vezes não conseguimos ser claros, outras vezes somos superficiais. No entanto, ficamos surpresas ao perceber que nossas discussões começaram a fluir e o trabalho começou a aparecer. Minha preocupação enquanto integrante do grupo era a de conseguirmos desenvolver as atividades cooperativamente. Precisou somente que tivéssemos o nosso primeiro chat para entrarmos em sintonia e sincronia! : ) Sabemos que temos muita coisa para melhorar! E como temos! Mas, passo a passo chegamos lá...

Quanto as discussões em relação ao mapa conceitual, tentamos associar nossas pesquisas aos conceitos e algumas conexões foram alteradas. Por exemplo: de acordo com nossas pesquisas a "alimentação" acalma a "ansiedade" e a "ansiedade" desestabiliza o "sistema nervoso". Não havíamos colocado o conceito "sistema nervoso" e agora, depois das pesquisas, percebemos que ele exerce papel fundamental em nosso mapa.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Nosso primeiro chat! :)

Hoje realizamos nosso primeiro chat do grupo. Algumas coisinhas não sairam como o esperado, mas o que importa é que conseguimos agendar um momento semanal de encontro do grupo. O resumo do que foi discutido pode ser conferido em nossa página no link: arquivos de chats. A idéia é reunirmos de forma cronológica os nossos encontros para verificarmos como se deu o processo de organização e planejamento do trabalho.
Discutimos também sobre a possibilidade de organizarmos nossas produções no formato de hipertexto linkando as palavras ao seu significado dando a possibilidade do leitor se aprofundar sobre o assunto e não se perder do foco. Esta ação está programada porém, ocorrerá em fase experimental. Pode não dar certo, podemos nos perder, nos confundir, mas, precisamos tentar... ;-)

domingo, agosto 27, 2006

Viva a diferença! =)

Diretrizes:
Tenho acompanhado as discussões no fórum sobre os projetos de aprendizagem X diretrizes de nosso Estado. Não sei se estou sendo alheia a situação mas, tenho procurado não gastar meus esforços pensando nisso (será que estou errada?). Estou adorando aprender algo novo independente de poder aplicá-lo ou não. As discussões estão me fazendo pensar, questionar, descobrir tanta coisa! Prefiro, pelo menos por enquanto, adiar esta reflexão.
Contra-argumentação:
Esta semana fui "contra-argumentada" pelo meu colega Emerson no fórum do PROA 04 e achei a experiência enriquecedora já que, quando isso acontece somos instigados a refletirmos e aprofundarmos mais nossas idéias. É interessante perceber que as pessoas podem pensar e defender idéias diferentes das nossas e as vezes, mesmo pensando de forma diferente, estas idéias contrárias podem nos auxiliar a refletirmos mais e amadurecermos nossa maneira de entender/ver as coisas. Viva a diferença!
Fiz uma postagem sobre isso em meu blog pessoal:
"Discussões e reflexões marcaram o dia e eu, como tenho um hábito de linkar uma idéia a outra, o que é comum a muitas pessoas, viajei ao ouvir um simples, porém significativo, comentário do palestrante:
- “Cada um é cada um
A partir daí iniciei uma viagem pelos mares das diferenças...

Bendita seja a diferença!É ela que permite a quebra de paradigmas, impulsiona a criatividade, que abre as portas para o novo! Existe algo mais estimulador do que saber que nada nem ninguém está pronto e acabado? Que somos únicos? (IM) Perfeitos? Marcados por nossas (IM) Potencialidades?A diferença existe para que haja a busca e o crescimento. Sem ela a vida não teria graça, não teria sabor, nem cor, nem sonhos, nem viagens".

sábado, agosto 19, 2006

Reflexões da Semana

Ao criar este espaço por solicitação dos professores da etapa presencial estava firme no propósito de realizar ao menos 3 postagens na semana. No começo consegui, mas, nas últimas semanas isso se tornou impossível. Muitos ambientes para interagir, muito trabalho e estudo (além da especialização), viagens a trabalho, enfim, somente esta semana consegui colocar em ordem minhas leituras e postar minhas considerações no fórum eproinfo. Estou na medida do possível, tentando deixar tudo em ordem e procurando postar as atividades dentro do prazo.
Quanto ao nosso projeto: Ansiedade X Alimentação estou agendando entrevistas com médicos especialistas e psicólogos aqui de minha cidade, penso que as informações de profissionais da área podem auxiliar em nossas dúvidas e na confirmação ou não, de nossas certezas.
Em uma de minhas contribuições e diante de discussões presenciais com uma amiga da especialização me deparei com as seguintes questões e convido a todos para irmos em busca de possíveis respostas:
- É possível aplicar um Projeto de Aprendizagem sem a utilização da Tecnologia? Como?
- Ao aplicá-lo em uma turma de alunos o professor conseguirá acompanhar/mediar as pesquisas de todos de forma satisfatória sem ter a tecnologia como aliada?

sexta-feira, agosto 11, 2006

PBWiki / Wikispaces

Acabei de concluir a atividade "INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO SOBRE O USO DE AMBIENTES E FERRAMENTAS" da Oficina de Aplicativos. Estava com algumas dúvidas quanto à utilização do PBWiki, no entanto, ao criar um espaço pessoal (http://joseane.pbwiki.com ) para fuçar, sem ter medo de estragar, :-) as dúvidas diminuiram. Uma coisa que não consegui descobrir é se existe a possibilidade de inserir links sobre as imagens, se alguém souber como fazer isso e puder me auxiliar eu agradeceria.
Ontem, tentei auxiliar a Rosângela a inserir o SideBar em sua página mas, não tivemos sucesso. Hoje, ao pesquisar alguns tutoriais da ferramenta, descobri que para inserí-lo basta criar nova página nominando-a como SideBar aí é só editá-la conforme a preferência :-D. Eu já conhecia alguns (algumas?) Wikis, estava me dedicando ao Wikispaces mas, confesso que estou encantada com o PBWiki.
Ao realizar uma comparação entre os dois percebo que o PBWiki, por permitir a edição em html, possibilita a inserção de muitos recursos dinamizando o ambiente, o deixando ainda mais atrativo e o mais importante, pode nos auxiliar a compreender um pouco mais sobre os códigos em Html, já que dependemos deles para realizar a edição.
Bom saber que temos várias opções... Depende somente do gosto do freguês ;-)
Ah! Boas novas! Conversei hoje com minha professora parceira. Ela quis saber quando daríamos início ao projeto na escola. Aproveitei para contar a ela que será um projeto de aprendizagem. Ela, mais que depressa disse:
- Que bom! Conheço o trabalho e acredito nele. Que bom seria se a escola toda adotasse essa metologia, ela dá resultado!
(Confesso que estou me sentindo aliviada! Fiquei com medo que houvesse resistência por parte dela ;-)).

quarta-feira, agosto 09, 2006

Medo e Ansiedade

Olá pessoal!
Já que o E-Proinfo está fora do ar hoje, aproveitei a empolgação e o resto do dia para realizar algumas pesquisas voltadas ao tema de nosso PA (Ansiedade X Alimentação) aproveito para compartilhar minhas descobertas de hoje...
No site da FAPERJ, encontrei uma reportagem interessante sobre o Medo e a Ansiedade, denominada pelo autor de: Pesquisadores fazem o raio x do medo e da ansiedade .
Achei interessante a maneira simples com que o Dr. Jesus Landeira Fernandes do departamento de psicologia da PUC, diferencia o medo e a ansiedade :
Nós estamos usando o medo e a ansiedade como sinônimos. A diferença de um para o outro é que, geralmente, quando você sente medo, sabe o que está te assustando. Já a ansiedade é diferente. A pessoa se sente ansiosa mas não tem consciência da causa”.
Concordo com ele. Temos medo de barata (medo ou nojo? rs), de aranha, cobra, escuro, altura e normalmente, ele aparece quando estamos diante da situação ou da "coisa" que nos amedronta. Já a ansiedade surge "do nada", chega sem pedir licença e quando menos esperamos.
Quer contribuir? Como você diferencia o medo da ansiedade? Existem pontos que podem ser considerados comuns entre estas duas sensações? (*sensações?)
* Vou continuar minha busca... Não fiquei satisfeita com a expressão sensação... Volto logo... ;-)

segunda-feira, agosto 07, 2006

Trabalhando intensamente em nosso PA!

Iniciei a semana organizando o nosso espaço de discussão dos PAS (Wiki), no entanto, fiquei com muitas dúvidas quanto a organização do trabalho e sinto que precisamos agendar um chat para algumas discussões e acertos. Tenho algumas idéias para que o espaço se torne mais atrativo e mais organizado, de forma que a pessoa que o visite possa entender com clareza como o processo de construção está acontecendo, no entanto, o que para mim pode parecer organizado, para outras pessoas pode estar confuso. É importante trabalhar em grupo e deixar o espaço com a cara dele ;-)
Aproveitei também para responder os questionamentos do professor Eduardo em relação ao professor orientador. Você pode acompanhar os comentários na postagem: "Interagindo com a turma" e, também, deixar lá suas contribuições.
Agora, vou para as leituras indicadas no E-Proinfo...

domingo, agosto 06, 2006

Primeiras dificuldades :-(

Como já previa, deparei-me esta semana com as primeiras dificuldades. Passei a semana fora (a trabalho) e tive dificuldades em acessar o ambiente e deixar minhas contribuições. Hoje, ao verificar as participações dos colegas percebo que terei que "correr" esta semana para recuperar o que foi perdido. O Eduardo, nosso professor da semana presencial, me questionou sobre um comentário relacionado ao professor orientador, a Sueli cobrou maior participação em nosso espaço destinado as discussões do PA (wiki): Ansiedade x Alimentação. Espero esta semana poder estudar/pensar/produzir com calma e em dobro. Força e fé sempre! ;-)

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einsten

sábado, julho 29, 2006

Interagindo com a turma

Estou aproveitando o final de semana para visitar os projetos, deixar meu comentário nos blogs dos colegas de minha turma e também, atualizar o meu blog. Durante a semana que passou acompanhei as discussões no fórum do Eproinfo e deixei também, as minhas contribuições. Alguns dos questionamentos lá apresentados também são meus questionamentos assim, o trabalho que lá está sendo desenvovido está sendo de grande valia. Sinto por muitos de nossos colegas ainda não terem deixado suas contribuições, se o fizessem com certeza o trabalho se tornaria ainda melhor.
Em minhas visitas aos blogs dos colegas, achei interessante a pesquisa realizada pela Elis sobre Professor articulador e orientador. Acredito mais no professor articulador já que o orientador me dá a idéia de um profissional que somente orienta, não incitando o aluno a criar e ir em busca de algo novo. Vou pesquisar mais sobre o assunto. Talvez eu esteja tirando conclusões precipitadas.

terça-feira, julho 25, 2006

Resistência...

A resistência vinda dos profissionais da educação quando o assunto é a utilização da tecnologia em sala de aula é algo que me inquieta e me leva a constantes reflexões e questionamentos. Achei interessante os apontamentos sobre essa resistência apresentados pela autora do livro: Educação na Cibercultura, Andrea Cecilia Ramal. Ela apresenta e explana sobre os fatores que considera levar o professor a não utilizar o computador. Confira:
Resistência provocada por:
- insegurança;
- medo de danificar equipamentos de custo elevado;
- dualidade entre as condições da escola e dos alunos e as condições socioeconômicas do professor;
- preconceito contra o uso do computador por associá-lo à sociedade de consumo e ao caráter excludente da globalização;
- porque a tecnologia gera ou favorece a subversão das estruturas escolares rígidas e estáveis;
- receio da multidisciplinaridade que, literalmente, invade a sala de aula;
- em função da acomodação pessoal e profissional;
Pergunto... Será que alguma dessas "resistências" ainda nos prendem e impedem que acreditemos que a utilização da tecnologia em sala de aula pode ser um diferencial quando o assunto é o aprendizado de nossos alunos?

segunda-feira, julho 17, 2006

Nunca fui tão questionada! ;-)


Acabei de postar minha contribuição no Fórum - E-Proinfo sobre o texto de Kanitz. E aqui no blog me permiti mais alguns devaneios... Não sei porque me sinto mais a vontade aqui. Talvez porque posso ser menos formal, não sei... Vou pensar mais sobre isso no decorrer do processo, mas estou me policiando e, mesmo que de forma tímida, vou deixando minhas considerações/contribuições também, nos outros espaços. Acho que esse "receio" se deve em virtude de estamos no início da etapa a distância. Espero logo, logo me sentir mais a vontade. ;-)

Bem, ao dar minha contribuição no Fórum E-Proinfo pude relembrar de alguns momentos da semana presencial e, cheguei a conclusão de que nunca fui tão questionada antes! E não foi só pelos professores, que muito bem conduziram as atividades na turma, também, pelos colegas dos sub-grupos e do "grande grupo". Gostei da experiência! Percebi que, em virtude dos questionamentos, fui instigada a refletir e refletir, mais e mais. E isso foi fundamental para o primeiro passo...

De passo em passo... Vamos que vamos... ;-)

quinta-feira, julho 13, 2006

Nós temos um projeto!

Ontem, discutimos (Joseane, Edna, Karen e Cris) o tema de nosso projeto de aprendizagem. Fiquei satisfeita com o tema escolhido e acredito que as pesquisas que realizarmos sobre ele poderão responder muitos de meus questionamentos.
A questão problematizadora escolhida pelo nosso grupo foi: "Por que as pessoas ansiosas se alimentam compulsivamente"? No decorrer das discussões voltadas a nossas dúvidas temporárias e certezas provisórias sentia que minha vontade em ter algumas respostas aumentavam a cada nova questão. Ao elaborar o mapa conceitual, pudemos refletir e elencar algumas questões que com certeza auxiliarão no trabalho como, por exemplo, a influência da "turbulenta" vida que levamos em nosso organismo. A correria nos torna pessoas cada vez mais stressadas, impacientes, neuróticas mas por que essas sensações fazem com que nos alimentemos de forma exagerada e desnecessária?
O que vocês acham?

Dúvidas/Certezas

Diante das inúmeras discussões sobre Projetos de Aprendizagens venho refletindo desde ontem minhas possíveis certezas e dúvidas. Penso que seja fundamental que, antes de qualquer coisa, acreditemos que projetos como esse podem ser um diferencial na aprendizagem e mais do que isso, que acreditemos que é possível aplicá-los na escola.
Preocupo-me com o projeto que teremos que aplicar na escola já que, não sei ao certo como será a receptividade do professor parceiro quanto a aplicação do mesmo. Eu, particularmente, tinha uma idéia muito superficial de seu conceito e, diante de tudo o que aqui está sendo apresentado e discutido consigo perceber sua importância inclusive, já me sinto no lugar dos alunos. Percebo que estamos sendo, a todo momento, incitados a refletir, cooperar e ir sempre mais "a fundo" daquilo que propomos. Nossos alunos precisam disso, precisam ser instigados a ir sempre além, não reproduzindo modelos e sim, serem incitados a estarem em constante busca de algo novo, compartilhando suas descobertas e também, cooperando com o outro na construção do conhecimento.

quarta-feira, julho 12, 2006

Projetos de Aprendizagem


O dia foi marcado por discussões voltadas a "Projetos de Aprendizagem". No início da manhã, elaboramos um mapa conceitual com o tema. Eu, particularmente, fiquei satisfeita com o resultado final já que, desta vez, o mapa me pareceu claro e objetivo. Sentimo-nos mais seguros ao elaborá-lo e pudemos perceber nosso progresso.
Quanto as discussões a que participamos/presenciamos, acredito que é possível, apesar das inúmeras dificuldades trabalharmos com projetos de aprendizagem nas escolas, no entanto, é fundamental que primeiramente nos conscientizemos de sua real importância na construção da aprendizagem. É importante permitir que o estudante, partindo de sua necessidade/realidade, sinta vontade de ir em busca de algo novo que possa auxiliá-lo em sua vida diária o levando a ter uma melhor qualidade de vida.
Vejo o projeto como uma engrenagem e esta, deve ser constantemente lubrificada por doses de motivação, cooperação, fundamentação teórica e avaliação.