TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

quarta-feira, julho 12, 2006

Projetos de Aprendizagem


O dia foi marcado por discussões voltadas a "Projetos de Aprendizagem". No início da manhã, elaboramos um mapa conceitual com o tema. Eu, particularmente, fiquei satisfeita com o resultado final já que, desta vez, o mapa me pareceu claro e objetivo. Sentimo-nos mais seguros ao elaborá-lo e pudemos perceber nosso progresso.
Quanto as discussões a que participamos/presenciamos, acredito que é possível, apesar das inúmeras dificuldades trabalharmos com projetos de aprendizagem nas escolas, no entanto, é fundamental que primeiramente nos conscientizemos de sua real importância na construção da aprendizagem. É importante permitir que o estudante, partindo de sua necessidade/realidade, sinta vontade de ir em busca de algo novo que possa auxiliá-lo em sua vida diária o levando a ter uma melhor qualidade de vida.
Vejo o projeto como uma engrenagem e esta, deve ser constantemente lubrificada por doses de motivação, cooperação, fundamentação teórica e avaliação.

Nenhum comentário: