TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

sexta-feira, novembro 03, 2006

AUTO-AVALIAÇÃO - PROA 10

Sabe quando você recebe visita em casa e não tem, se quer, um bolo gostoso pra servir? É assim que estou me sentindo hoje...rs
Para tentar reparar o erro acordei cedo para me dedicar ao PA. Em homenagem a você, professora Sueli, segue a auto-avaliação (atividade do PROA 10), ok? Já estou pensando no que servirei no dia do churrasco, mas não venha assim de surpresa, tá? rs


AUTO- AVALIAÇÃO - P.A. (Proa 10)
O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem deu-se em dois momentos: o presencial, onde foram dadas as orientações iniciais necessárias, estas considerei de extrema importância pois pudemos ter o primeiro contato com os participantes do PA para em seguida, o colocarmos em prática à distância. À distância desenvolvemos e ainda o estamos fazendo através de ferramentas que permitem a interação entre a equipe, os colegas, os tutores e os professores. Não houve dificuldades na utilização das ferramentas e foi possível perceber não sou o trabalho colaborativo entre um participante e outro do mesmo PA, mas também, o auxílio de um grupo/participante a outro na utilização das ferramentas (formatação, configuração, etc).
Através das produções estamos deixando registrado o aprendizado, bem como, a forma com que está se dando o seu processo. Em nosso grupo (Ansiedade X Alimentação) foi possível perceber a colaboração entre um e outro dando sugestões relacionadas ao layout do espaço, nas alterações que deviam ser realizadas no mapa conceitual (técnicas e de conteúdo), nas sugestões de leituras, organização da síntese final, enfim, o resultado final é fruto de um trabalho realizado, de fato, em grupo. Sabemos que estamos deixando muito a desejar, no entanto, particularmente, estou satisfeita com o resultado possível de ser visualizado até agora. Considero bastante enriquecedora a forma com que pudemos produzir. Mesmo nos sentindo perdidas algumas vezes, por não saber que caminho seguir e por considerar a pesquisa abrangente demais conseguimos manter o foco e tomar os trilhos da aprendizagem, isso porque sempre alguém estava por perto para dar o direcionamento. Os resultados podem ser conferidos em nossos mapas conceituais, estes, relatam claramente nossos "níveis de conhecimento" em relação ao assunto estudado: Ansiedade X Alimentação. No primeiro mapa muitas dúvidas surgiram e, por sabermos pouco sobre o assunto eu, particularmente tive a impressão de estar enrolada em inúmeros conceitos que entrelaçados entre si, ao invés de auxiliar, confundiam-nos ainda mais. No entanto, ao desenvolvermos o segundo mapa, tomando por base algumas pesquisas realizadas, algumas respostas surgiram e os conceitos começaram a ganhar significado a medida que iam sendo entrelaçados.
Todo o trabalho, sendo publicado, permite que todos os participantes do PROA e comunidade em geral acompanhem o desenrolar e o progresso das pesquisas e isso contribui ainda mais para o desenvolvimento do mesmo. No início, a equipe encontrou dificuldade no entrosamento, no entanto, a partir da realização de chats para definição das possíveis ações e também, da participação intensa do grupo no recurso "comentários" do wiki essas dificuldades foram sanadas e as pesquisas começaram a ganhar sentido e serem sistematizadas.
Considerei bastante interessante a forma com que o aprendizado foi sendo construído. Antes de mais nada foi preciso estabelecer um vínculo com o grupo o que se torna um pouco mais difícil por ser a distância. É preciso manter um contato permanente com o outro, respeitar o seu tempo, considerar as dificuldades individuais de cada um e ainda, procurar sempre entrar em consenso.
Foi possível perceber, também, que ao tomar por base o tema específico e ir em busca de possíveis respostas, um assunto foi abrindo caminho para outro e que assim, para se ter uma determinada resposta era necessário estudar sobre outros assuntos. Ao sistematizar a síntese foi possível perceber claramente as suas relação e, inclusive, observar que um tema estudado foi dando significado para o outro.

4 comentários:

Suely disse...

Oi... cheguei para o churrasco... rsrs... mas, não pense que não encontrei nadinha, vc serviu muito bem os teus visitantes. Deixas claro o teu processo de aprendizagem, e este é o caminho. Na tua auto-avaliação falas do movimento de articulação entre o grupo, como iam se organizando... e fiquei curiosa... rsrs... que desafios que uma lançava para a outra? Ou apenas uma complementava o que a outra pontuava, e não havia contradições, questionamentos...? Como foi este movimento de interação... e como articulas isto com o processo de teoria que se tem estudado sobre PAs... Bjs. Suely... obrigada pela homenagem...rsrs

Joseane Piechnicki disse...

Eita! Você aparece quando menos esperamos. Que bom que acordei cedo hoje! rs
Quanto aos desafios... Hmmmm...Muitos... E acredito que grande parte deles tenham surgido por se tratar de pesquisa/produção/interação a distância. No presencial é difícil que dirá a distância! Pense comigo: Se a especialização fosse presencial não precisaríamos marcar horários para nos encontrarmos e discutirmos sobre as atividades que tínhamos que realizar. Ao desenvolver os trabalhos com os PAs tínhamos que respeitar os horários de cada uma e, acredito que, apesar de termos conseguido nos encontrar em chats e dinamizar nosso wiki através dos comentários, talvez esse tenha sido nosso maior desafio. Além disso tem também a questão da individualidade de cada uma. Não pensamos de forma igual, tivemos nossas divergências e isso foi muito bom! Assim, sempre precisávamos dar uma pausa a mais para pensar sobre a maneira do outro pensar também. Quanto ao desenrolar dos PAs... Não raras vezes uma de nós surgia com uma nova idéia, mesmo não sabendo se daria certo, procurávamos colocar em prática e tentávamos tirar algo de bom, algo que pudesse auxiliar na busca de respostas.
Não sei se respondi a contento, mas acho que é isso!

Bjos

Egle Marques disse...

Oi Jo...penso como vc...na minha avliação coloquei tbm a dificuldade do curso a distância. Agora...se o teu grupo colaborou e foi difícil...imagina o nosso que ficamos o Emerson e eu! Mas acho que o caminho é esse. Abç

Suely disse...

Ops... Josiane!!! Vc pontuou muito bem como precisamos desenvolver outras habilidades quando trabalhamos em EaD... penso que esta aprendizagem seria, como disses, muito diferente se fosse presencial. A Egle faz um comentário interessante, se não tiver a interação tudo pode complicar... e a blz da EaD é conseguirmos produzir respeitando as diferenças... e que bom que são tantas... Bjs. Suely