
Ontem, elaboramos um mapa conceitual sobre "Projeto" e hoje, cada grupo o apresentou ao "grande grupo" para reflexões/apontamentos sobre o processo/passos importantes de um projeto. Meu grupo (Karen, Jefferson e Dani) e eu tivemos, no início do processo, dificuldade em organizar as idéias. A princípio tudo me parecia muito confuso mas, com o desenrolar do processo conseguimos nos organizar, chegar a um consenso e também, a um esboço. Esboço porque depois de posteriores leituras consideramos que algumas alterações poderiam ser feitas para que o seu entendimento se desse de maneira clara e objetiva. Discutimos com o "grande grupo" sobre a desnecessidade da utilização da palavra: colaboração, já que, acreditamos que as palavras interação e colaboração, dentro da nossa proposta pareciam ter, se não os mesmos, significados muito parecidos.
O que me parece fundamental quando fazemos uso de uma mapa conceitual é que, ao elaborá-lo precisamos estar cientes que este será lido por outras pessoas e que, nem sempre estaremos juntos para explicá-lo. Assim, ele deve ser elaborado de forma clara deixando evidente o conceito a que nos propomos apresentar.
O que me parece fundamental quando fazemos uso de uma mapa conceitual é que, ao elaborá-lo precisamos estar cientes que este será lido por outras pessoas e que, nem sempre estaremos juntos para explicá-lo. Assim, ele deve ser elaborado de forma clara deixando evidente o conceito a que nos propomos apresentar.
3 comentários:
Olá, Fábio
Espero aprender novas ferramentas e tecnologias para compartilharmos com nossos colegas de sala de aula, conto com sua ajuda.
Um abraço.
É isso aí Jo... aprendemos se estamos inseridos no processo. Percebi que vários grupos, (inclusive o meu) não levou em consideração o leitor, o que dificultou a leitura dos mapas. Concordo quando vc coloca o leitor como elemento fundamental na elaboração dos Mapas. Espero aprender muito com vc... e contribuir se for possível. Abç
Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu
Postar um comentário