TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

domingo, dezembro 03, 2006

Atividade Integradora

Para facilitar o desenvolvimento da atividade Integradora refiz a leitura de nosso mapa conceitual de acordo com as dicas apresentadas no Eproinfo. Considerei mais fácil de se realizar a análise, foi possível perceber que alguns conceitos ainda estão mal colocados. Segue a leitura na íntegra:

A relação da segunda versão de nosso mapa conceitual está feita entre dois conceitos e ao ler os conceitos é possível compreender a relação entre um conceito e outro. Todos os conceitos estão ligados por um ou dois verbos e há uma flecha que indica o sentido da relação.
ESTRESSE e SISTEMA NERVOSO são conceitos; desestabilizar é o verbo; o sentido vai de estresse a sistema nervoso. A relação é "Estresse desestabiliza o sistema nervoso".
ESTRESSE e QUALIDADE DE VIDA são conceitos; prejudicar é o verbo; o sentido vai de estresse a qualidade de vida. A relação é "o estresse prejudica a qualidade de vida".
ANSIEDADE E ESTRESSE são conceitos; impulsionar é o verbo; o sentido vai de ansiedade para estresse. A relação é "Ansiedade impulsiona o estresse".
ESTRESSE e ORGANISMO são conceitos; reagir é o verbo; o sentido vai de estresse para organismo. A relação é "o estresse reage no organismo".
COTIDIANO e SISTEMA NERVOSO são conceitos; interferir é o verbo; o sentido vai de cotidiano a sistema nervoso. A relação é "o cotidiano interfere no organismo".
COTIDIANO e ANSIEDADE são conceitos; afetar é o verbo; o sentido vai de ansiedade a cotidiano. A relação é "a ansiedade afeta o cotidiano".
COTIDIANO E ANSIEDADE são conceitos; poder levar são os verbos; o sentido vai de cotidiano a ansiedade. A relação é "o cotidiano pode levar a ansiedade".
SISTEMA NERVOSO e ANSIEDADE são conceitos; desestabilizar é o verbo, o sentido vai de ansiedade a sistema nervoso. A relação é " a ansiedade desestabiliza o sistema nervoso". SISTEMA NERVOSO e COMPULSÃO ALIMENTAR são conceitos; poder causar são os verbos; o sentido vai de sistema nervoso a compulsão alimentar. A relação é "sistema nervoso pode causar compulsão alimentar".
SISTEMA NERVOSO e ORGANISMO são conceitos; reagir é o verbo; o sentido vai de organismo a sistema nervoso. A relação é "o organismo reage ao sistema nervoso".
COMPULSÃO ALIMENTAR e ORGANISMO são conceitos; afetar é o verbo, o sentido vai de compulsão alimentar a organismo. A relação é a "compulsão alimentar afeta o organismo".
QUALIDADE DE VIDA e ALIMENTAÇÃO são conceitos; auxiliar é o verbo; o sentido vai de alimentação a qualidade de vida. A relação é a alimentação auxilia na qualidade de vida.
ANSIEDADE e ALIMENTAÇÃO são conceitos; influenciar é o verbo; o sentido vai de ansiedade a alimentação. A relação é a "ansiedade influencia na alimentação".
QUALIDADE DE VIDA e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; interferir é o verbo; o sentido vai de distúrbio emocional a qualidade de vida. A relação é o "distúrbio emocional interfere na qualidade de vida".
ANSIEDADE e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; desencadear é o verbo; o sentido vai de distúrbio emocional a ansiedade. A relação é "o distúrbio emocional desencadeia a ansiedade".
COMPULSÃO ALIMENTAR e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; gerar é o verbo, o sentido vai de compulsão alimentar a distúrbio emocional. A relação é "a compulsão alimentar gera o distúrbio emocional".
ORGANISMO e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; prejudicar é o verbo; o sentido vai de distúrbio emocional a organismo. A relação é "o distúrbio emocional prejudica o organismo".
DISTÚRBIO EMOCIONAL e ORGANISMO são conceitos; poder maleficiar são os verbos; o sentido vai de distúrbio emocional a organismo. A relação é " o distúrbio emocional pode maleficiar o organismo".

Um comentário:

Gílian Cristina Barros disse...

Olá Joseane!

Quantas relações e interelações entre conceitos, né?!?
A análise dos conceitos dois a dois realmente facilita a leitura e compreensão dos mapas.

Até mais!