TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

domingo, outubro 15, 2006

lendo, refletindo, participando

Nada melhor do que um feriado prolongado para descansar, colocar as leituras em dia, curtir a família, visitar os amigos! Parece que inicio a semana respirando aliviada. Esta semana conseguimos organizar o grupo e deixar algumas contribuições na atividade 4 do PROA 6 ; também, deixei minhas contribuições no PROA 4 sobre os vídeos indicados pelo professor Paulo (Mecanismos Perceptivos) e participei do fórum do PROA 3 sobre o Método Clínico Piagetiano.
Achei interessante a atividade solicitada pelo professor Paulo. Na tentativa de desvendar os porquês dos comportamentos das crianças está sendo necessário ler muito e estou com a impressão de que uma coisa vai puxando a outra. Vejam: Não sei se estou no caminho certo mas percebi que o que pode justificar o diferente comportamento das crianças diante de uma mesma atividade é a diferença de idade. Partindo desse princípio foi necessário estudar sobre os Estágios de Desenvolvimento das Crianças para tentar chegar a alguma conclusão. Ainda não consegui compreender satisfatóriamente a atividade, penso que seria interessante que a idade das crianças nos fosse revelada, no entanto, ainda não sei se é esse caminho que o professor deseja que trilhemos. Conforme formos estudando mais a respeito com certeza os conceitos se tornarão mais claros.
Quanto a atividade solicitada pela professora Mônica no fórum (a aplicação do método clínico de Piaget) pretendo desenvolvê-la esta semana. Achei interessante a proposta! Na prática conseguiremos apontar dificuldades (talvez na observação), percepções o que com certeza auxiliará e muito na compreensão do método.
Por hoje é só pessoal!
Vou terminar de arrumar as malas. Estarei ausente esta semana, no entanto, tentarei pelo menos me manter por dentro das discussões dos fóruns.

Nenhum comentário: