TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Negociações?!

No momento o que mais está me preocupando são as negociações na escola. Sabe quando você está diante de situações que não dependem de você para serem resolvidas? Primeiramente eu havia entrado em contato com uma professora do Colégio Presidente Vargas, no entanto, o laboratório de informática da escola ainda não está instalado. Como pretendo voltar para a sala de aula no próximo ano pensei em eu mesma desenvolver o projeto com a minha turma, no entanto, nada ainda está certo... Nem a escola que atuarei, muito menos as turmas... Estou com receio de firmar parcerias e, de repente, no próximo ano não poder cumprir com o que foi proposto. Entrei em contato com a professora Sueli e a Lu e elas me aconselharam a tentar firmar uma parceria em dupla. Assim não haverá problemas. Será que é possível trabalhar em dupla com uma cursista de outra turma (turma 6)?
Se puder, acho que saberei como dar o primeiro passo, um passo tímido mas um passo...

domingo, dezembro 03, 2006

Atividade Integradora

Para facilitar o desenvolvimento da atividade Integradora refiz a leitura de nosso mapa conceitual de acordo com as dicas apresentadas no Eproinfo. Considerei mais fácil de se realizar a análise, foi possível perceber que alguns conceitos ainda estão mal colocados. Segue a leitura na íntegra:

A relação da segunda versão de nosso mapa conceitual está feita entre dois conceitos e ao ler os conceitos é possível compreender a relação entre um conceito e outro. Todos os conceitos estão ligados por um ou dois verbos e há uma flecha que indica o sentido da relação.
ESTRESSE e SISTEMA NERVOSO são conceitos; desestabilizar é o verbo; o sentido vai de estresse a sistema nervoso. A relação é "Estresse desestabiliza o sistema nervoso".
ESTRESSE e QUALIDADE DE VIDA são conceitos; prejudicar é o verbo; o sentido vai de estresse a qualidade de vida. A relação é "o estresse prejudica a qualidade de vida".
ANSIEDADE E ESTRESSE são conceitos; impulsionar é o verbo; o sentido vai de ansiedade para estresse. A relação é "Ansiedade impulsiona o estresse".
ESTRESSE e ORGANISMO são conceitos; reagir é o verbo; o sentido vai de estresse para organismo. A relação é "o estresse reage no organismo".
COTIDIANO e SISTEMA NERVOSO são conceitos; interferir é o verbo; o sentido vai de cotidiano a sistema nervoso. A relação é "o cotidiano interfere no organismo".
COTIDIANO e ANSIEDADE são conceitos; afetar é o verbo; o sentido vai de ansiedade a cotidiano. A relação é "a ansiedade afeta o cotidiano".
COTIDIANO E ANSIEDADE são conceitos; poder levar são os verbos; o sentido vai de cotidiano a ansiedade. A relação é "o cotidiano pode levar a ansiedade".
SISTEMA NERVOSO e ANSIEDADE são conceitos; desestabilizar é o verbo, o sentido vai de ansiedade a sistema nervoso. A relação é " a ansiedade desestabiliza o sistema nervoso". SISTEMA NERVOSO e COMPULSÃO ALIMENTAR são conceitos; poder causar são os verbos; o sentido vai de sistema nervoso a compulsão alimentar. A relação é "sistema nervoso pode causar compulsão alimentar".
SISTEMA NERVOSO e ORGANISMO são conceitos; reagir é o verbo; o sentido vai de organismo a sistema nervoso. A relação é "o organismo reage ao sistema nervoso".
COMPULSÃO ALIMENTAR e ORGANISMO são conceitos; afetar é o verbo, o sentido vai de compulsão alimentar a organismo. A relação é a "compulsão alimentar afeta o organismo".
QUALIDADE DE VIDA e ALIMENTAÇÃO são conceitos; auxiliar é o verbo; o sentido vai de alimentação a qualidade de vida. A relação é a alimentação auxilia na qualidade de vida.
ANSIEDADE e ALIMENTAÇÃO são conceitos; influenciar é o verbo; o sentido vai de ansiedade a alimentação. A relação é a "ansiedade influencia na alimentação".
QUALIDADE DE VIDA e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; interferir é o verbo; o sentido vai de distúrbio emocional a qualidade de vida. A relação é o "distúrbio emocional interfere na qualidade de vida".
ANSIEDADE e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; desencadear é o verbo; o sentido vai de distúrbio emocional a ansiedade. A relação é "o distúrbio emocional desencadeia a ansiedade".
COMPULSÃO ALIMENTAR e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; gerar é o verbo, o sentido vai de compulsão alimentar a distúrbio emocional. A relação é "a compulsão alimentar gera o distúrbio emocional".
ORGANISMO e DISTÚRBIO EMOCIONAL são conceitos; prejudicar é o verbo; o sentido vai de distúrbio emocional a organismo. A relação é "o distúrbio emocional prejudica o organismo".
DISTÚRBIO EMOCIONAL e ORGANISMO são conceitos; poder maleficiar são os verbos; o sentido vai de distúrbio emocional a organismo. A relação é " o distúrbio emocional pode maleficiar o organismo".