TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Projetos de Aprendizagem

Aproveitei o feriado para colocar as atividades em dia. Parece que quanto mais navegava pelo E-proinfo e pelo Wiki do PA mais coisas apareciam prá fazer :-S . Mas não tive escolha... O jeito foi arregaçar as mangas e colocar tudo em ordem pois na próxima semana estarei trabalhando em Antonina e o ritmo da semana com certeza impedirá o acesso nos ambientes, quem dirá a realização das atividades.
No PA (Por que as pessoas quando estão ansiosas se alimentam compulsivamente?) tentei auxiliar na finalização. Busquei algumas imagens, fiz a conclusão da síntese que estava faltando, organizei o sidebar. Mas sinto a falta das meninas... Por se tratar de um trabalho em grupo muitas vezes me sinto insegura, tenho a impressão de estar fazendo algo que elas podem não gostar. Ao mesmo tempo, não posso ficar esperando... Não sei se vocês conseguem entender... Complicado... Tivemos algumas dificuldades, mas agora, na conclusão do trabalho parece que elas são maiores.
Quanto aos seminários, assisti o filme sugerido no PROA 07 e deixei minha contribuição. Também, criei os espaços para realização da segunda e terceira atividade do PROA 10, esta pretendo fazer hoje a noite. Porque agora vou curtir o resto da tarde de feriado...
Afinal, ninguém é de ferro...

segunda-feira, novembro 06, 2006

Trilhando os caminhos da aprendizagem...


Estamos concluindo a síntese de nosso Projeto de Aprendizagem: Ansiedade X Alimentação. E uma questão veio à tona:
Como saber se esta síntese responde a pergunta a que nos propomos pesquisar?
Para responder isso me propus a fazer uma retrospectiva do trabalho (mais uma vez ;-)) para tentar responder esta questão e poder prosseguir na conclusão do trabalho.
O desenrolar do processo foi muito interessante, penso que já citei isso na avaliação do PROA 10 (postagem abaixo), mas acredito que vale a pena dar maior ênfase. Durante toda a pesquisa percebemos a necessidade de irmos em busca do "algo mais". A todo momento sentíamos a necessidade de pesquisar sobre um novo assunto que nos direcionava a outro e mais outro, formando uma verdadeira teia (teia da aprendizagem?). Ao darmos essas voltas percebemos a necessidade de nos centrar ao nosso foco para assim não nos perdermos em nossas pesquisas. Poderíamos optar por divagarmos, no entanto, correríamos o risco de não conseguirmos entrar novamente nos trilhos. Na internet é muito fácil acontecer isso... Isso deve acontecer com muita gente (todos? rs). É mais ou menos assim, quando não temos o que fazer e entramos na Web só pra passar o tempo, damos voltas e voltas, correndo o sério risco de sairmos frustrados por não conseguirmos chegar a lugar nenhum...
Por isso acredito em objetivos e em centrar esforços em cima deles.

Com o PA tentamos nos manter na linha, mas será que mesmo assim não saímos dos trilhos?
Pensando em nossos alunos... Como auxiliá-los a se manterem na linha...nos trilhos...na rota... no caminho da aprendizagem????


sexta-feira, novembro 03, 2006

AUTO-AVALIAÇÃO - PROA 10

Sabe quando você recebe visita em casa e não tem, se quer, um bolo gostoso pra servir? É assim que estou me sentindo hoje...rs
Para tentar reparar o erro acordei cedo para me dedicar ao PA. Em homenagem a você, professora Sueli, segue a auto-avaliação (atividade do PROA 10), ok? Já estou pensando no que servirei no dia do churrasco, mas não venha assim de surpresa, tá? rs


AUTO- AVALIAÇÃO - P.A. (Proa 10)
O desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem deu-se em dois momentos: o presencial, onde foram dadas as orientações iniciais necessárias, estas considerei de extrema importância pois pudemos ter o primeiro contato com os participantes do PA para em seguida, o colocarmos em prática à distância. À distância desenvolvemos e ainda o estamos fazendo através de ferramentas que permitem a interação entre a equipe, os colegas, os tutores e os professores. Não houve dificuldades na utilização das ferramentas e foi possível perceber não sou o trabalho colaborativo entre um participante e outro do mesmo PA, mas também, o auxílio de um grupo/participante a outro na utilização das ferramentas (formatação, configuração, etc).
Através das produções estamos deixando registrado o aprendizado, bem como, a forma com que está se dando o seu processo. Em nosso grupo (Ansiedade X Alimentação) foi possível perceber a colaboração entre um e outro dando sugestões relacionadas ao layout do espaço, nas alterações que deviam ser realizadas no mapa conceitual (técnicas e de conteúdo), nas sugestões de leituras, organização da síntese final, enfim, o resultado final é fruto de um trabalho realizado, de fato, em grupo. Sabemos que estamos deixando muito a desejar, no entanto, particularmente, estou satisfeita com o resultado possível de ser visualizado até agora. Considero bastante enriquecedora a forma com que pudemos produzir. Mesmo nos sentindo perdidas algumas vezes, por não saber que caminho seguir e por considerar a pesquisa abrangente demais conseguimos manter o foco e tomar os trilhos da aprendizagem, isso porque sempre alguém estava por perto para dar o direcionamento. Os resultados podem ser conferidos em nossos mapas conceituais, estes, relatam claramente nossos "níveis de conhecimento" em relação ao assunto estudado: Ansiedade X Alimentação. No primeiro mapa muitas dúvidas surgiram e, por sabermos pouco sobre o assunto eu, particularmente tive a impressão de estar enrolada em inúmeros conceitos que entrelaçados entre si, ao invés de auxiliar, confundiam-nos ainda mais. No entanto, ao desenvolvermos o segundo mapa, tomando por base algumas pesquisas realizadas, algumas respostas surgiram e os conceitos começaram a ganhar significado a medida que iam sendo entrelaçados.
Todo o trabalho, sendo publicado, permite que todos os participantes do PROA e comunidade em geral acompanhem o desenrolar e o progresso das pesquisas e isso contribui ainda mais para o desenvolvimento do mesmo. No início, a equipe encontrou dificuldade no entrosamento, no entanto, a partir da realização de chats para definição das possíveis ações e também, da participação intensa do grupo no recurso "comentários" do wiki essas dificuldades foram sanadas e as pesquisas começaram a ganhar sentido e serem sistematizadas.
Considerei bastante interessante a forma com que o aprendizado foi sendo construído. Antes de mais nada foi preciso estabelecer um vínculo com o grupo o que se torna um pouco mais difícil por ser a distância. É preciso manter um contato permanente com o outro, respeitar o seu tempo, considerar as dificuldades individuais de cada um e ainda, procurar sempre entrar em consenso.
Foi possível perceber, também, que ao tomar por base o tema específico e ir em busca de possíveis respostas, um assunto foi abrindo caminho para outro e que assim, para se ter uma determinada resposta era necessário estudar sobre outros assuntos. Ao sistematizar a síntese foi possível perceber claramente as suas relação e, inclusive, observar que um tema estudado foi dando significado para o outro.