TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

domingo, outubro 29, 2006

O que é ser normal?


Fiquei pensando nas questões do fórum (PROA 7 - Tecnologias na Educação Especial).

Vejam:

Fazendo uso de um exemplo bem prático, pensem comigo...
O que é ser normal?
Levando em consideração uma pessoa que nasceu com uma deficiência física, nos membros superiores por exemplo, e nunca sentiu falta de mãos e dedos?

Estudo de Caso / PROA 7


Está fazendo um calor danado aqui! Por isso aproveitei o dia para dar "um mergulho" nos seminários da especialização :-) .
Dei uma passada no PROA 7: Tecnologias na Educação Especial e fiquei pensando que juntar um PROA a outro pode ser interessante (desafiador talvez seja a palavra certa). Isso veio a tona quando lembrei de uma situação atípica que vivi no início de minha carreira profissional.
Que tal tentarmos?
Podemos estudar a situação tentando fazer uso da fonte de dados: estudo de caso (PROA 06), não podemos?
Analisem:
Imaginem uma turma de 1ª série do Ensino Médio de 40 alunos e considerem que entre eles há uma aluna portadora de deficiência visual que não domina o braile. Como um professor da disciplina de Língua Inglesa deve proceder nesta turma e com essa aluna?
(Será que os professores estão preparados para vivenciarem situações como essa?)
Dúvidas a serem sanadas durante a semana:
- O estudo de caso pode ser direcionado desta maneira?
- As respostas deverão surgir baseadas em teorias ou através da prática?

domingo, outubro 15, 2006

lendo, refletindo, participando

Nada melhor do que um feriado prolongado para descansar, colocar as leituras em dia, curtir a família, visitar os amigos! Parece que inicio a semana respirando aliviada. Esta semana conseguimos organizar o grupo e deixar algumas contribuições na atividade 4 do PROA 6 ; também, deixei minhas contribuições no PROA 4 sobre os vídeos indicados pelo professor Paulo (Mecanismos Perceptivos) e participei do fórum do PROA 3 sobre o Método Clínico Piagetiano.
Achei interessante a atividade solicitada pelo professor Paulo. Na tentativa de desvendar os porquês dos comportamentos das crianças está sendo necessário ler muito e estou com a impressão de que uma coisa vai puxando a outra. Vejam: Não sei se estou no caminho certo mas percebi que o que pode justificar o diferente comportamento das crianças diante de uma mesma atividade é a diferença de idade. Partindo desse princípio foi necessário estudar sobre os Estágios de Desenvolvimento das Crianças para tentar chegar a alguma conclusão. Ainda não consegui compreender satisfatóriamente a atividade, penso que seria interessante que a idade das crianças nos fosse revelada, no entanto, ainda não sei se é esse caminho que o professor deseja que trilhemos. Conforme formos estudando mais a respeito com certeza os conceitos se tornarão mais claros.
Quanto a atividade solicitada pela professora Mônica no fórum (a aplicação do método clínico de Piaget) pretendo desenvolvê-la esta semana. Achei interessante a proposta! Na prática conseguiremos apontar dificuldades (talvez na observação), percepções o que com certeza auxiliará e muito na compreensão do método.
Por hoje é só pessoal!
Vou terminar de arrumar as malas. Estarei ausente esta semana, no entanto, tentarei pelo menos me manter por dentro das discussões dos fóruns.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Depende de Nós! Feliz Dia das Crianças!


Hoje é Feriado! Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Permitam-me fugir do objetivo deste blog para deixar aqui uma música pela qual sou apaixonada! Parabéns prá nós que já fomos ou que ainda somos crianças!

Depende de nós
(Ivan Lins / Victor Martins)
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que a credita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhorDepende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam o orvalho
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá!

terça-feira, outubro 10, 2006

Estudando sobre o Estudo de Caso

Iniciei a semana me dedicando a atividade do PROA 6. O tema escolhido para pesquisa é o "Estudo de Caso" e está sendo bastante interessante descobrir que esta fonte de dados possui suas vantagens e desvantagens. Entre as desvantagens achei interessante o que Robert K. Yin afirma em seu artigo: "Estudo de Caso". Segundo ele, os argumentos mais comuns dos críticos do Estudo de Caso são:
- A falta de rigor;
- Influência do investigador, já que este pode expor a sua visão e apresentar falsas evidências;
- O fornecimento de pouquíssima base para generalizações;
- São extensos e demandam muito tempo para serem concluídos;
Também pontua alguns aspectos que fazem com que o Estudo de caso se torne exemplar, destacando que este deve ser significativo, completo, que deve considerar perspectivas alternativas, mostrar suficientes evidências e que deve ser composto de modo a engajar o leitor.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Tentando me organizar...


PROA 1
Entrar nos foruns do PROA 1, verificar o número de postagens realizadas pelo Jozemar e analisá-las. Preencher o formulário com minhas considerações e enviá-lo. Orientações detalhadas na página: http://www.eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=E6EA15389F15E284F994B575189A500A .

PROA 2
O envio do segundo mapa conceitual e do formulário com as considerações do grupo em relação a sua construção, apontando os conteúdos curriculares presentes na pesquisa.

PROA 3
Fazer a leitura dos textos: http://mathema.psico.ufrgs.br/tese_rosane/tese_rosanenevado.pdf (p.68-84)
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/Escola_mov_p123-129_c.pdf ou realizar uma pesquisa em sites científicos tipo www.scielo.br , buscando textos que tratem do método clínico. A produção desta atividade será em forma de uma ficha de leitura que será publicada num formulário específico.
Postar contribuições no Fórum: Método Clínico da turma 5. As explicações detalhadas desta atividade se encontram em Módulo --- Atividade Módulo --- Atividade 3 no eproinfo

PROA 4
Analisar os vídeos no endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod81774/desafios.htm e ler os textos: "Diferenças entre percepção e atividade perceptiva", "Para ajudar a análise da entrevista com Alexandra", "A leitura da experiência" e "Percepções, noções e operações" que estão publicados na Biblioteca - Material do Professor. Refletir sobre as questões "O que os vídeos nos fazem pensar sobre a percepção? Como pensamos a leitura da experiência? Porque a criança separa as figuras com apenas um critério? "
E realizar as considerações no fórum destinado a essa atividade.
PROA 6
Teoria a ser trabalhada em minha pesquisa.