TIC´s NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM

Blog criado para compartilhar minhas buscas, descobertas e percepções durante a participação no curso de Especialização: Tecnologias da Interação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Nosso primeiro chat! :)

Hoje realizamos nosso primeiro chat do grupo. Algumas coisinhas não sairam como o esperado, mas o que importa é que conseguimos agendar um momento semanal de encontro do grupo. O resumo do que foi discutido pode ser conferido em nossa página no link: arquivos de chats. A idéia é reunirmos de forma cronológica os nossos encontros para verificarmos como se deu o processo de organização e planejamento do trabalho.
Discutimos também sobre a possibilidade de organizarmos nossas produções no formato de hipertexto linkando as palavras ao seu significado dando a possibilidade do leitor se aprofundar sobre o assunto e não se perder do foco. Esta ação está programada porém, ocorrerá em fase experimental. Pode não dar certo, podemos nos perder, nos confundir, mas, precisamos tentar... ;-)

domingo, agosto 27, 2006

Viva a diferença! =)

Diretrizes:
Tenho acompanhado as discussões no fórum sobre os projetos de aprendizagem X diretrizes de nosso Estado. Não sei se estou sendo alheia a situação mas, tenho procurado não gastar meus esforços pensando nisso (será que estou errada?). Estou adorando aprender algo novo independente de poder aplicá-lo ou não. As discussões estão me fazendo pensar, questionar, descobrir tanta coisa! Prefiro, pelo menos por enquanto, adiar esta reflexão.
Contra-argumentação:
Esta semana fui "contra-argumentada" pelo meu colega Emerson no fórum do PROA 04 e achei a experiência enriquecedora já que, quando isso acontece somos instigados a refletirmos e aprofundarmos mais nossas idéias. É interessante perceber que as pessoas podem pensar e defender idéias diferentes das nossas e as vezes, mesmo pensando de forma diferente, estas idéias contrárias podem nos auxiliar a refletirmos mais e amadurecermos nossa maneira de entender/ver as coisas. Viva a diferença!
Fiz uma postagem sobre isso em meu blog pessoal:
"Discussões e reflexões marcaram o dia e eu, como tenho um hábito de linkar uma idéia a outra, o que é comum a muitas pessoas, viajei ao ouvir um simples, porém significativo, comentário do palestrante:
- “Cada um é cada um
A partir daí iniciei uma viagem pelos mares das diferenças...

Bendita seja a diferença!É ela que permite a quebra de paradigmas, impulsiona a criatividade, que abre as portas para o novo! Existe algo mais estimulador do que saber que nada nem ninguém está pronto e acabado? Que somos únicos? (IM) Perfeitos? Marcados por nossas (IM) Potencialidades?A diferença existe para que haja a busca e o crescimento. Sem ela a vida não teria graça, não teria sabor, nem cor, nem sonhos, nem viagens".

sábado, agosto 19, 2006

Reflexões da Semana

Ao criar este espaço por solicitação dos professores da etapa presencial estava firme no propósito de realizar ao menos 3 postagens na semana. No começo consegui, mas, nas últimas semanas isso se tornou impossível. Muitos ambientes para interagir, muito trabalho e estudo (além da especialização), viagens a trabalho, enfim, somente esta semana consegui colocar em ordem minhas leituras e postar minhas considerações no fórum eproinfo. Estou na medida do possível, tentando deixar tudo em ordem e procurando postar as atividades dentro do prazo.
Quanto ao nosso projeto: Ansiedade X Alimentação estou agendando entrevistas com médicos especialistas e psicólogos aqui de minha cidade, penso que as informações de profissionais da área podem auxiliar em nossas dúvidas e na confirmação ou não, de nossas certezas.
Em uma de minhas contribuições e diante de discussões presenciais com uma amiga da especialização me deparei com as seguintes questões e convido a todos para irmos em busca de possíveis respostas:
- É possível aplicar um Projeto de Aprendizagem sem a utilização da Tecnologia? Como?
- Ao aplicá-lo em uma turma de alunos o professor conseguirá acompanhar/mediar as pesquisas de todos de forma satisfatória sem ter a tecnologia como aliada?

sexta-feira, agosto 11, 2006

PBWiki / Wikispaces

Acabei de concluir a atividade "INVENTÁRIO DO CONHECIMENTO SOBRE O USO DE AMBIENTES E FERRAMENTAS" da Oficina de Aplicativos. Estava com algumas dúvidas quanto à utilização do PBWiki, no entanto, ao criar um espaço pessoal (http://joseane.pbwiki.com ) para fuçar, sem ter medo de estragar, :-) as dúvidas diminuiram. Uma coisa que não consegui descobrir é se existe a possibilidade de inserir links sobre as imagens, se alguém souber como fazer isso e puder me auxiliar eu agradeceria.
Ontem, tentei auxiliar a Rosângela a inserir o SideBar em sua página mas, não tivemos sucesso. Hoje, ao pesquisar alguns tutoriais da ferramenta, descobri que para inserí-lo basta criar nova página nominando-a como SideBar aí é só editá-la conforme a preferência :-D. Eu já conhecia alguns (algumas?) Wikis, estava me dedicando ao Wikispaces mas, confesso que estou encantada com o PBWiki.
Ao realizar uma comparação entre os dois percebo que o PBWiki, por permitir a edição em html, possibilita a inserção de muitos recursos dinamizando o ambiente, o deixando ainda mais atrativo e o mais importante, pode nos auxiliar a compreender um pouco mais sobre os códigos em Html, já que dependemos deles para realizar a edição.
Bom saber que temos várias opções... Depende somente do gosto do freguês ;-)
Ah! Boas novas! Conversei hoje com minha professora parceira. Ela quis saber quando daríamos início ao projeto na escola. Aproveitei para contar a ela que será um projeto de aprendizagem. Ela, mais que depressa disse:
- Que bom! Conheço o trabalho e acredito nele. Que bom seria se a escola toda adotasse essa metologia, ela dá resultado!
(Confesso que estou me sentindo aliviada! Fiquei com medo que houvesse resistência por parte dela ;-)).

quarta-feira, agosto 09, 2006

Medo e Ansiedade

Olá pessoal!
Já que o E-Proinfo está fora do ar hoje, aproveitei a empolgação e o resto do dia para realizar algumas pesquisas voltadas ao tema de nosso PA (Ansiedade X Alimentação) aproveito para compartilhar minhas descobertas de hoje...
No site da FAPERJ, encontrei uma reportagem interessante sobre o Medo e a Ansiedade, denominada pelo autor de: Pesquisadores fazem o raio x do medo e da ansiedade .
Achei interessante a maneira simples com que o Dr. Jesus Landeira Fernandes do departamento de psicologia da PUC, diferencia o medo e a ansiedade :
Nós estamos usando o medo e a ansiedade como sinônimos. A diferença de um para o outro é que, geralmente, quando você sente medo, sabe o que está te assustando. Já a ansiedade é diferente. A pessoa se sente ansiosa mas não tem consciência da causa”.
Concordo com ele. Temos medo de barata (medo ou nojo? rs), de aranha, cobra, escuro, altura e normalmente, ele aparece quando estamos diante da situação ou da "coisa" que nos amedronta. Já a ansiedade surge "do nada", chega sem pedir licença e quando menos esperamos.
Quer contribuir? Como você diferencia o medo da ansiedade? Existem pontos que podem ser considerados comuns entre estas duas sensações? (*sensações?)
* Vou continuar minha busca... Não fiquei satisfeita com a expressão sensação... Volto logo... ;-)

segunda-feira, agosto 07, 2006

Trabalhando intensamente em nosso PA!

Iniciei a semana organizando o nosso espaço de discussão dos PAS (Wiki), no entanto, fiquei com muitas dúvidas quanto a organização do trabalho e sinto que precisamos agendar um chat para algumas discussões e acertos. Tenho algumas idéias para que o espaço se torne mais atrativo e mais organizado, de forma que a pessoa que o visite possa entender com clareza como o processo de construção está acontecendo, no entanto, o que para mim pode parecer organizado, para outras pessoas pode estar confuso. É importante trabalhar em grupo e deixar o espaço com a cara dele ;-)
Aproveitei também para responder os questionamentos do professor Eduardo em relação ao professor orientador. Você pode acompanhar os comentários na postagem: "Interagindo com a turma" e, também, deixar lá suas contribuições.
Agora, vou para as leituras indicadas no E-Proinfo...

domingo, agosto 06, 2006

Primeiras dificuldades :-(

Como já previa, deparei-me esta semana com as primeiras dificuldades. Passei a semana fora (a trabalho) e tive dificuldades em acessar o ambiente e deixar minhas contribuições. Hoje, ao verificar as participações dos colegas percebo que terei que "correr" esta semana para recuperar o que foi perdido. O Eduardo, nosso professor da semana presencial, me questionou sobre um comentário relacionado ao professor orientador, a Sueli cobrou maior participação em nosso espaço destinado as discussões do PA (wiki): Ansiedade x Alimentação. Espero esta semana poder estudar/pensar/produzir com calma e em dobro. Força e fé sempre! ;-)

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einsten